Depois de ter percorrido os 840 km do Caminho Francês rumo à Santiago de Compostela na Espanha em Julho de 2007; em Janeiro de 2008 ter conquistado cada um dos 700km do "Nos Caminhos da Superação" que teve como ponto de partida Porto Alegre-RS, passando por Florianópolis-SC e terminando em Curitiba-PR, agora chegou o momento de "desbravar" as quatro rotas que compõe a Estrada Real que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Serão ao todo, aproximadamente, 1.600km em 60 dias!

Muitas aventuras para serem vividas! Muitas hitórias para serem contadas! Simplesmente para comprovar que:

VALE A PENA SER FELIZ!

VALE A PENA LUTAR!

VALE A PENA VIVER!

A partir de agora, todos estão convidados a viajar comigo...

Então... BÓRA BÓRA!!!!!

Cris :)


1ª ETAPA: Caminho dos Diamantes

Concluída no dia 20 de maio de 2008 com início no dia 11 de maio 2008 pedalando 337 km dos 400km previstos.

8/mai
São Paulo/Diamantina
10/mai
Diamantina/Vau/São Gonçalo do Rio das Pedras/Milho verde
11/mai
Milho Verde/Três Barras/Serro/Alvorada de Minas
12/mai
Alvorada de Minas/ Itapanhoacanga/Stº Antônio do Norte/Córregos/Conceição do Mato Dentro
15/mai
Conceição do Mato Dentro/Morro do Pilar/Itambé do Mato Dentro/Senhora do Carmo
18/mai
Senhora do Carmo/Ipoema/Bom Jesus do Amparo/Cocais/Stª Bárbara
21/mai
Stª Bárbara/Catas Altas/Morro D'Água Quente/Stª Rita Durão/Bento Rodrigues/Camargos/Mariana/Ouro Preto

2ª ETAPA: Caminho do Sabarabaçu Concluída no dia 25 de Maio de 2008 com início no dia 22 de Maio de 2008 pedalandosomente 40 km dos 180km previstos (muitos problemas no caminho com relação às sinalizações).

22/mai
Cocais/Caeté/Morro Vermelho/Sabará
25/mai
Sabará/Raposos/Honório Bicalho/Rio Acima
26/mai
Rio Acima/Acuruí/São Bartolomeu/de carro para Ouro Preto


3ª ETAPA: Caminho Velho

Concluída no dia 06 de Julho de 2008 com início no dia 23 de Junho de 2008 pedalando 648,67 km dos 600 km previstos (nessa etapa pude reencontrar alguns amigos feitos anteriormente e tive o prazer da companhia de alguns ciclistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasilia e da região de Minas Gerais, bem como tropeiros a caminho de Aparecida do Norte já no final da etapa)

20/jun
São Paulo/Ouro Preto
21/jun
Mariana (palestra)
22/jun
Ouro Preto

23/jun

Ouro Preto/Cachoeira do Campo/Bartolomeu/Stº Antonio do Leite/Glaura/Engenheiro Correia/Miguel Burnier/Lobo Leite/Congonhas
24/jun
Congonhas/Alto Maranhão/Pequeri/São Brás do Suaçu/Entre Rios de Minas
25/jun
Entre Rios de Minas/Casa Grande/Lagoa Dourada/Prados/Bichinho/Tiradentes/São João del Rey
26/jun
São João del Rey
27/jun
São João del Rey/Stª Cruz de Minas/São Sebastião da Vitória/Caquende/Capela do Saco/Carrancas
28/jun
Carrancas
29/jun
Carrancas
30/jun
Carrancas/Traituba/Cruszília
1/jul
Cruzíla/Baependi/Caxambu/São Lourenço
2/jul
São Lourenço/Pouso Alto/São Sebastião do Rio Verde/Capivari/Itamonte/Itanhandu/Passa Quatro
3/jul
Passa Quatro/Cruzeiro/Cachoeira Paulista/Lorena 4/jul Lorena 5/jul
Lorena/Guaratinguetá/Cunha
6/jul
Cunha/Paraty


4ª ETAPA: Caminho Novo

Concluída no dia 18 de Julho de 2008 com início no dia 8 de Julho do mesmo ano, com apenas 50km pedalados dos 45o km previstos. Isso se deu devido à má sinalização do percurso, somados aos longos trechos em rodovias com tráfego intenso e, como estava nessa aventura pedalando sozinha, por motivo de segurança, optei em fazer essa etapa, na sua quase totalidade, de carro.

7/jul
Paraty/Ouro Preto de carro
8/jul
Ouro Preto/Lavras Novas/Ouro Branco/Conselheiro Lafaiete
9/jul
Conselheiro Lafaiete/Queluzito/Cristiano Otoni/Carandaí/Ressaca/Ressaquinha/Alfredo Vasconcelos/Barbacena 10/jul Barbacena
11/jul
Barbacena/Antônio Carlos/Santos Dumont/Ewbank da Câmara/Juiz de Fora
12/jul
Juiz de Fora/Matias Barbosa/Simão Pereira/Monte Serrat/Paraíba do Sul/Queima Sangue/Inconfidência/Secretário/Pedra do Rio/Itaipava 13/jul Itaipava/Petrópolis
14/jul
Itaipava/Petrópolis
15/jul
Itaipava/Pretrópolis
16/jul
Itaipava/Petrópolis
17/jul
Itaipava/Petrópolis
18/jul
Itaipava/Petrópolis/Rio de Janeiro/Niterói
19/jul
Niterói
20/jul
Niterói/São Paulo


sexta-feira, 18 de julho de 2008

71º dia: 18 de Julho de 2008 – Itaipava (RJ)/Rio de Janeiro (RJ)/Niterói (RJ)

Durante o café conversamos com um casal que tb estava hospedado na estalagem do P.C.. Um casal muito simpático.
Foram cinco dias de indas e vindas saindo de Itaipava rumo à Petrópolis... Mas chegou a hora mais trrível... A DESPEDIDA!!
Assim nos despedimos do P.C., da Eva, do casal e... lógico, não poderia sair sem antes falar tchau para o Polo Augusto rsrsrsrsrs. Mais uma vez brinquei com a bolinha e... ESTRADA!
Depois de 71 dias fora de casa, finalmente chegou no último dia do projeto...
Um pouco decepcionada, eu diria, pois na 4ª e última etapa (Caminho Novo), quase nada consegui pedalar... Não pq estava sem condições físicas/psicológicas e sim, pq estava perigoso pedalar sozinha sem sinalização eficiente, sem informação seguras... Mas com certeza o projeto teve a sua aplicação, só que ao invés de estar sobre 2 rodas, estive sobre 4 rodas!!! Rsrsrsr!! Oq não me impediu de conhecer as pessoas pelo caminho... que ouviram a minha mensagem sobre a importância dos exames preventivos!! E que vale a pena viver!!!
Assim, a “minha bandeira” foi hasteada e carregada pelos caminhos da Estrada Real.
Confesso que em muitos momentos quando, de uma certa fora, fui privada de pedalar, tive vontade de desistir e voltar para casa... Muitos contra tempos ocorreram durante a viagem... Carro quebrou, eu caí, bike desregulou, sinalizações ineficientes... inexistente eu diria!!!
Tive vontade de dizer: Pára o “ônibus” que eu quero descer...
Mas, como disse em uma das entrevistas, todos os momentos que tive esse ímpeto (em parar com a vigem), pessoas que fui conhecendo ao longo do caminho me impediram de desistir, devidos as suas palavras como: “Que lindo o seu trabalho”, “Não desista dos seus planos”, “Como vc é guerreira hein?”, “Obrigado pela informação”, “Você é uma vencedora!”... Desse modo, como poderia interromper esse projeto quando ouvia essas palavras? Vocês desistiriam? E o incrível, mesmo quando nessa última etapa que pouco pedalei, as pessoas me incentivavam pois, somente pelo fato de já ter pedalado lá atrás, já me consideravam como uma pessoa especial... Era ao elas me diziam...
Enfim, chegamos na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente na linha vermelha rumo à ponte Rio-Niterói. Iremos ficar em Niterói no Clube Naval Charitas onde me encontrarei com meu amigão José Maria que conhecera em Santiago de Compostela quando juntos pedalamos, alguns trechos, nas terras de Miguel de Cervantes, numa “batalaha” contra os moinhos de ventos de D. Quixote!
Quando estivemos juntos, José Maria gentilmente nos levou para conhecer Niterói. Visitamos museu, forte e gentem, fomos à rampa de onde o pessoal voa de paragliding (acho que é assim que se escreve... rs) e pessoal, eu fiz um vôo duplo!!! Foi uma delícia!!!!!!!!! UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!kakakakakakaka
Voltando à ponte Rio-Niterói... Quando estávamos cruzando a ponte, foi muito difícil parar de pensar que não vi o último totem/marco que carinhosamente eu e a Inês apelidamos de “Tóti” e “Marcos”... Porém tenham certeza de que ainda pedalarei o Caminho Novo... É só encontrar alguém que esteja disposto a me acompanhar!!! Quem se habilita?? Rsrsrss!! Bóra então??? Kakakakakakaka!!!!

Bjks no coração de todos que participaram, acompanharam ou que somente leram os relatos de mais uma Aventura e Desventura da Cristina de Barros
Cris :)

Nenhum comentário: