Depois de ter percorrido os 840 km do Caminho Francês rumo à Santiago de Compostela na Espanha em Julho de 2007; em Janeiro de 2008 ter conquistado cada um dos 700km do "Nos Caminhos da Superação" que teve como ponto de partida Porto Alegre-RS, passando por Florianópolis-SC e terminando em Curitiba-PR, agora chegou o momento de "desbravar" as quatro rotas que compõe a Estrada Real que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Serão ao todo, aproximadamente, 1.600km em 60 dias!

Muitas aventuras para serem vividas! Muitas hitórias para serem contadas! Simplesmente para comprovar que:

VALE A PENA SER FELIZ!

VALE A PENA LUTAR!

VALE A PENA VIVER!

A partir de agora, todos estão convidados a viajar comigo...

Então... BÓRA BÓRA!!!!!

Cris :)

1ª ETAPA: Caminho dos Diamantes

Concluída no dia 20 de maio de 2008 com início no dia 11 de maio 2008 pedalando 337 km dos 400km previstos.

8/mai
São Paulo/Diamantina
10/mai
Diamantina/Vau/São Gonçalo do Rio das Pedras/Milho verde
11/mai
Milho Verde/Três Barras/Serro/Alvorada de Minas
12/mai
Alvorada de Minas/ Itapanhoacanga/Stº Antônio do Norte/Córregos/Conceição do Mato Dentro
15/mai
Conceição do Mato Dentro/Morro do Pilar/Itambé do Mato Dentro/Senhora do Carmo
18/mai
Senhora do Carmo/Ipoema/Bom Jesus do Amparo/Cocais/Stª Bárbara
21/mai
Stª Bárbara/Catas Altas/Morro D'Água Quente/Stª Rita Durão/Bento Rodrigues/Camargos/Mariana/Ouro Preto

2ª ETAPA: Caminho do Sabarabaçu Concluída no dia 25 de Maio de 2008 com início no dia 22 de Maio de 2008 pedalandosomente 40 km dos 180km previstos (muitos problemas no caminho com relação às sinalizações).

22/mai
Cocais/Caeté/Morro Vermelho/Sabará
25/mai
Sabará/Raposos/Honório Bicalho/Rio Acima
26/mai
Rio Acima/Acuruí/São Bartolomeu/de carro para Ouro Preto

3ª ETAPA: Caminho Velho

Concluída no dia 06 de Julho de 2008 com início no dia 23 de Junho de 2008 pedalando 648,67 km dos 600 km previstos (nessa etapa pude reencontrar alguns amigos feitos anteriormente e tive o prazer da companhia de alguns ciclistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasilia e da região de Minas Gerais, bem como tropeiros a caminho de Aparecida do Norte já no final da etapa)

20/jun
São Paulo/Ouro Preto
21/jun
Mariana (palestra)
22/jun
Ouro Preto

23/jun

Ouro Preto/Cachoeira do Campo/Bartolomeu/Stº Antonio do Leite/Glaura/Engenheiro Correia/Miguel Burnier/Lobo Leite/Congonhas
24/jun
Congonhas/Alto Maranhão/Pequeri/São Brás do Suaçu/Entre Rios de Minas
25/jun
Entre Rios de Minas/Casa Grande/Lagoa Dourada/Prados/Bichinho/Tiradentes/São João del Rey
26/jun
São João del Rey
27/jun
São João del Rey/Stª Cruz de Minas/São Sebastião da Vitória/Caquende/Capela do Saco/Carrancas
28/jun
Carrancas
29/jun
30/jun
Carrancas/Traituba/Cruszília
1/jul
Cruzíla/Baependi/Caxambu/São Lourenço
2/jul
São Lourenço/Pouso Alto/São Sebastião do Rio Verde/Capivari/Itamonte/Itanhandu/Passa Quatro
3/jul
Passa Quatro/Cruzeiro/Cachoeira Paulista/Lorena 4/jul Lorena 5/jul
Lorena/Guaratinguetá/Cunha
6/jul
Cunha/Paraty

4ª ETAPA: Caminho Novo

Concluída no dia 18 de Julho de 2008 com início no dia 8 de Julho do mesmo ano, com apenas 50km pedalados dos 45o km previstos. Isso se deu devido à má sinalização do percurso, somados aos longos trechos em rodovias com tráfego intenso e, como estava nessa aventura pedalando sozinha, por motivo de segurança, optei em fazer essa etapa, na sua quase totalidade, de carro.

7/jul
Paraty/Ouro Preto de carro
8/jul
Ouro Preto/Lavras Novas/Ouro Branco/Conselheiro Lafaiete
9/jul
Conselheiro Lafaiete/Queluzito/Cristiano Otoni/Carandaí/Ressaca/Ressaquinha/Alfredo Vasconcelos/Barbacena 10/jul Barbacena
11/jul
Barbacena/Antônio Carlos/Santos Dumont/Ewbank da Câmara/Juiz de Fora
12/jul
Juiz de Fora/Matias Barbosa/Simão Pereira/Monte Serrat/Paraíba do Sul/Queima Sangue/Inconfidência/Secretário/Pedra do Rio/Itaipava 13/jul Itaipava/Petrópolis
14/jul
20/jul
Niterói/São Paulo

sexta-feira, 18 de julho de 2008

54º dia: 01 de Julho de 2008 –Cruzília (MG)/São Lourenço (MG)

Acordamos cedo, arrumamos as coisas e fomos tomar café. Nesse meio tempo, apareceram os rapazes... Exceto Clara, Paulo e Glória que ainda estavam dormindo... Acabado o café, prontas para prosseguir viagem, nos despedimos dos amigos e fomos para a estrada.
Para variar, graças a Deus, mais um dia de sol sem chuva a vista!
Poucos km de Baependi, um dos visuais mais bonitos da viagem... Bem, é muito difícil eleger qual paisagem mais bonita!!! Tudo por aqui é muito lindo... pena que o bicho homem tem, aos poucos, acabado com tudo isso...
Entre Caxambu e São Lourenço, conheci um casal com um astral maravilhoso, diria até que eles irradiavam luz... Uma pena não recordar seus nomes... Depois de um bom bate papo, o homem me disse uma coisa: ”Nós temos a obrigação de sermos felizes... Só depende de nós!”
Quase chegando em São Lourenço, nos deparamos com um terreno horrível... quase que o carro não conseguiu passar... Muitas pedras soltas... Um caminho estreito que depois ficamos sabendo que Clara e Glória tiveram que voltar, pois a Ranger não consegui passar... Mas a Juju, sendo muito valente, conseguiu ultrapassar mais esse obstáculo! Também, com a dona que tem não poderia ser diferente! Huááá´kakakakaka!!!
Após aos trancos e barrancos, enfim chegamos em São Lourenço!
Tiramos fotos na estação de trem onde, logo após, os rapazes chegaram. Rogério não estava pedalando devido ao berne infeccionado. Ele disse que fora ao hospital em Cruzília e ficará por 2 dias “de molho”... Não poderá pedalar... Assim, o grupo continuou o pedal pois ficarão hospedados na casa de amigos em Pouso Alto. Nos despedimos e cada um foi para o seu lado...
Enquanto eu e a Inês jantávamos, Rogério liga para mim para me alertar do caminho até Pouso Alto. Ele falou que o caminho era muito suspeito e que não seria bom, por estar pedalando sozinha, fazer esse trecho de bike...
Preciso fazer um comentário à parte aqui. Como é bom conhecer pessoas que ainda se preocupam com o próximo! O carinho que essa turma tem tido conosco dando dicas para nós que estamos vindo logo atrás, me faz acreditar que o mundo não está perdido...
Ainda podemos ter esperanças!!! Brigadão Rogério, José, Maninho, Pena, Nilo, Paulo, Clara e Glória!
Continuando... Combinamos então de nos encontrarmos no dia seguinte para seguirmos viagem juntos...

Até amanhã com mais notícias