Depois de ter percorrido os 840 km do Caminho Francês rumo à Santiago de Compostela na Espanha em Julho de 2007; em Janeiro de 2008 ter conquistado cada um dos 700km do "Nos Caminhos da Superação" que teve como ponto de partida Porto Alegre-RS, passando por Florianópolis-SC e terminando em Curitiba-PR, agora chegou o momento de "desbravar" as quatro rotas que compõe a Estrada Real que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Serão ao todo, aproximadamente, 1.600km em 60 dias!

Muitas aventuras para serem vividas! Muitas hitórias para serem contadas! Simplesmente para comprovar que:

VALE A PENA SER FELIZ!

VALE A PENA LUTAR!

VALE A PENA VIVER!

A partir de agora, todos estão convidados a viajar comigo...

Então... BÓRA BÓRA!!!!!

Cris :)

1ª ETAPA: Caminho dos Diamantes

Concluída no dia 20 de maio de 2008 com início no dia 11 de maio 2008 pedalando 337 km dos 400km previstos.

8/mai
São Paulo/Diamantina
10/mai
Diamantina/Vau/São Gonçalo do Rio das Pedras/Milho verde
11/mai
Milho Verde/Três Barras/Serro/Alvorada de Minas
12/mai
Alvorada de Minas/ Itapanhoacanga/Stº Antônio do Norte/Córregos/Conceição do Mato Dentro
15/mai
Conceição do Mato Dentro/Morro do Pilar/Itambé do Mato Dentro/Senhora do Carmo
18/mai
Senhora do Carmo/Ipoema/Bom Jesus do Amparo/Cocais/Stª Bárbara
21/mai
Stª Bárbara/Catas Altas/Morro D'Água Quente/Stª Rita Durão/Bento Rodrigues/Camargos/Mariana/Ouro Preto

2ª ETAPA: Caminho do Sabarabaçu Concluída no dia 25 de Maio de 2008 com início no dia 22 de Maio de 2008 pedalandosomente 40 km dos 180km previstos (muitos problemas no caminho com relação às sinalizações).

22/mai
Cocais/Caeté/Morro Vermelho/Sabará
25/mai
Sabará/Raposos/Honório Bicalho/Rio Acima
26/mai
Rio Acima/Acuruí/São Bartolomeu/de carro para Ouro Preto

3ª ETAPA: Caminho Velho

Concluída no dia 06 de Julho de 2008 com início no dia 23 de Junho de 2008 pedalando 648,67 km dos 600 km previstos (nessa etapa pude reencontrar alguns amigos feitos anteriormente e tive o prazer da companhia de alguns ciclistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasilia e da região de Minas Gerais, bem como tropeiros a caminho de Aparecida do Norte já no final da etapa)

20/jun
São Paulo/Ouro Preto
21/jun
Mariana (palestra)
22/jun
Ouro Preto

23/jun

Ouro Preto/Cachoeira do Campo/Bartolomeu/Stº Antonio do Leite/Glaura/Engenheiro Correia/Miguel Burnier/Lobo Leite/Congonhas
24/jun
Congonhas/Alto Maranhão/Pequeri/São Brás do Suaçu/Entre Rios de Minas
25/jun
Entre Rios de Minas/Casa Grande/Lagoa Dourada/Prados/Bichinho/Tiradentes/São João del Rey
26/jun
São João del Rey
27/jun
São João del Rey/Stª Cruz de Minas/São Sebastião da Vitória/Caquende/Capela do Saco/Carrancas
28/jun
Carrancas
29/jun
30/jun
Carrancas/Traituba/Cruszília
1/jul
Cruzíla/Baependi/Caxambu/São Lourenço
2/jul
São Lourenço/Pouso Alto/São Sebastião do Rio Verde/Capivari/Itamonte/Itanhandu/Passa Quatro
3/jul
Passa Quatro/Cruzeiro/Cachoeira Paulista/Lorena 4/jul Lorena 5/jul
Lorena/Guaratinguetá/Cunha
6/jul
Cunha/Paraty

4ª ETAPA: Caminho Novo

Concluída no dia 18 de Julho de 2008 com início no dia 8 de Julho do mesmo ano, com apenas 50km pedalados dos 45o km previstos. Isso se deu devido à má sinalização do percurso, somados aos longos trechos em rodovias com tráfego intenso e, como estava nessa aventura pedalando sozinha, por motivo de segurança, optei em fazer essa etapa, na sua quase totalidade, de carro.

7/jul
Paraty/Ouro Preto de carro
8/jul
Ouro Preto/Lavras Novas/Ouro Branco/Conselheiro Lafaiete
9/jul
Conselheiro Lafaiete/Queluzito/Cristiano Otoni/Carandaí/Ressaca/Ressaquinha/Alfredo Vasconcelos/Barbacena 10/jul Barbacena
11/jul
Barbacena/Antônio Carlos/Santos Dumont/Ewbank da Câmara/Juiz de Fora
12/jul
Juiz de Fora/Matias Barbosa/Simão Pereira/Monte Serrat/Paraíba do Sul/Queima Sangue/Inconfidência/Secretário/Pedra do Rio/Itaipava 13/jul Itaipava/Petrópolis
14/jul
20/jul
Niterói/São Paulo

sexta-feira, 18 de julho de 2008

16º dia: 25 de Maio de 2008- Sabará (MG)/Ouro Preto (MG)

Que dia!!! Vcs devem estar estranhando ter colocado que fomos para Ouro Preto e não Rio Acima como estava no cronograma para hoje... Calma povo, já vou explicar!!!
Acordamos, nos despedimos do Ralfe e sua esposa (donos da pousada) e partimos rumo Rio Acima.
E dá-lhe subida!!!
Num dado momento da trilha, vejo duas pessoas mexendo na bike. Havia arrebentado a corrente e foi quando me perguntaram se tinha chave de corrente... claro que tinha né! Rsrsrssr
Assim ficamos ali conversando, trocando uma idéias enquanto eles consertavam a bike.
Douglas e Diogo são irmãos e moravam perto dali...
Conversamos sobre a minha viagem e nosso roteiro quando Douglas nos alertou que não conseguiríamos continuar pela Estrada Real naquele trecho com o carro pq haviamn muitas erosões que sometne bike, moto e jipes conseguiriam passar por lá.
Douglas, então, nos explicou outro caminho para fazer que acrescentaria em alguns km... Fazer oq né? Bora Bora!!! rsrssr
No meio da conversa, disse do problema que tive na noite pasada com o note que para a minha felicidade, Douglas trabalha com informática e por coincidência, o note dele era igualzinho ao meu...
Pegamos o meu note, ligamos para ver oq havia acontecido e se ele conseguia resolver o problema...
Bem, depois de fussar dqui e dali, ele disse que realmente precisava de uma chave e que me enviaria por e-mail algumas para que eu tentasse abrir o word...
Coisas do ciclismo, uma mão lav a outra e assim, eu pude ajudá-lo com a bike e ele com meu note...
Esse episódeo me fez lembrar Santiago de compostela onde Deus, sempre que precisava de ajuda, me enviava anjos no meu caminho para me amparar... a começar com o Manuel que o tempo todo me acompanha por essas estradas empoeirada...
Seguimos viagem quando enfim nos despedimos pois eles seguiriam para um lado e nós para o outro em direção à Raposos.
Subida, subida e mais subida e só subida com areião... Sem dizer no sol escaldante que brilhav sobre a minha cabeça... Parecia que estava atravessando o deserto do Saara!!! Não que tivesse ido para lá para saber mas, com uma imaginação fértil que tenho, consigo imaginar!!! kakakakakak
Quando finalmente descida, deixei a criança rodar livre, leve e solta... Mas logo em seguida adivinhem??? SUBIDA COM AREIÃO!!!! ARRRRRG!!!!!!!
Quando estava empurrando, resolvi dar uma olhadinha no meu cateye (ciclocomputador) para ver a velocidade máxima que atingi na descida quando... reparo que o cateye pulou fora da base... JÁ ERA O 4º QUE PEDIA EM DESCIDAS... E O 2º NESSA VIAGEM!!! GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Chega! Não aguento mais empurrar!!! Resolvi, muuuuuuuuuuuito contrariada,cansada e...da vida, colocar a bike no carro!
Tentamos até procurar o cateye refazendo o caminho mas foi o mesmo que encontrar uma agulha no palheiro...
Com muito custo conseguimos chegar em Raposos com sinalização ZERO! Oq não foi diferente com relação às outras cidades no Caminho do Sabarabuçu. Deste modo, quando chegamos em rio acima, decidi ir direto para Ouro Preto e finalizar a 2ª Etapa.
Só posso dizer que o Caminho do Sabarabuçu está muito mal sinalizado.
Um tanto frustrada, acredito ter pedalado, se tanto, 40 km nos dosi dias sendo que a previsão seriam 180 km de pedal...
Mas não tem nada não gentem, ainda tenho todo o Caminho Velho e Caminho Novo para pedalar!!! YES!!! Hihihihihihi
De qq forma, concluí o caminho, não na sua totalidade em cima do pedal e sim sobre 4 rodas... mas valeu da mesma forma!
Como eu disse uma vez em Santiago de Compostela, por não poder pedalar nas trilhas pois estava com a costela quebrada e ombro machucado tendo de fazer pela carretera (asfalto), todos os caminhos levam à Roma, à Santiago de Compostela e hj eu digo também, levam à Ouro Preto pelo Caminho do Sabarabuçu! kakakakakaka
Chegando em Ouro Preto, encontramos uma pousada maravilhosa e lá nos instalamos...
Cansados da viagem que foi bastante desgastante mesmo ter feito de carro na sua maior parte, fomos tomar banho, jantar e dormir...
Aqui me despeço do Caminho do Sabarabuçu, quem sabe em uma outra oportunidade eu ainda volte para concluir sobre duas rodas... Só não sei se duas rodas motorizadas ou não!!! Huáááákakakakakakakaka!!!!!!!!