Depois de ter percorrido os 840 km do Caminho Francês rumo à Santiago de Compostela na Espanha em Julho de 2007; em Janeiro de 2008 ter conquistado cada um dos 700km do "Nos Caminhos da Superação" que teve como ponto de partida Porto Alegre-RS, passando por Florianópolis-SC e terminando em Curitiba-PR, agora chegou o momento de "desbravar" as quatro rotas que compõe a Estrada Real que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Serão ao todo, aproximadamente, 1.600km em 60 dias!

Muitas aventuras para serem vividas! Muitas hitórias para serem contadas! Simplesmente para comprovar que:

VALE A PENA SER FELIZ!

VALE A PENA LUTAR!

VALE A PENA VIVER!

A partir de agora, todos estão convidados a viajar comigo...

Então... BÓRA BÓRA!!!!!

Cris :)

1ª ETAPA: Caminho dos Diamantes

Concluída no dia 20 de maio de 2008 com início no dia 11 de maio 2008 pedalando 337 km dos 400km previstos.

8/mai
São Paulo/Diamantina
10/mai
Diamantina/Vau/São Gonçalo do Rio das Pedras/Milho verde
11/mai
Milho Verde/Três Barras/Serro/Alvorada de Minas
12/mai
Alvorada de Minas/ Itapanhoacanga/Stº Antônio do Norte/Córregos/Conceição do Mato Dentro
15/mai
Conceição do Mato Dentro/Morro do Pilar/Itambé do Mato Dentro/Senhora do Carmo
18/mai
Senhora do Carmo/Ipoema/Bom Jesus do Amparo/Cocais/Stª Bárbara
21/mai
Stª Bárbara/Catas Altas/Morro D'Água Quente/Stª Rita Durão/Bento Rodrigues/Camargos/Mariana/Ouro Preto

2ª ETAPA: Caminho do Sabarabaçu Concluída no dia 25 de Maio de 2008 com início no dia 22 de Maio de 2008 pedalandosomente 40 km dos 180km previstos (muitos problemas no caminho com relação às sinalizações).

22/mai
Cocais/Caeté/Morro Vermelho/Sabará
25/mai
Sabará/Raposos/Honório Bicalho/Rio Acima
26/mai
Rio Acima/Acuruí/São Bartolomeu/de carro para Ouro Preto

3ª ETAPA: Caminho Velho

Concluída no dia 06 de Julho de 2008 com início no dia 23 de Junho de 2008 pedalando 648,67 km dos 600 km previstos (nessa etapa pude reencontrar alguns amigos feitos anteriormente e tive o prazer da companhia de alguns ciclistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasilia e da região de Minas Gerais, bem como tropeiros a caminho de Aparecida do Norte já no final da etapa)

20/jun
São Paulo/Ouro Preto
21/jun
Mariana (palestra)
22/jun
Ouro Preto

23/jun

Ouro Preto/Cachoeira do Campo/Bartolomeu/Stº Antonio do Leite/Glaura/Engenheiro Correia/Miguel Burnier/Lobo Leite/Congonhas
24/jun
Congonhas/Alto Maranhão/Pequeri/São Brás do Suaçu/Entre Rios de Minas
25/jun
Entre Rios de Minas/Casa Grande/Lagoa Dourada/Prados/Bichinho/Tiradentes/São João del Rey
26/jun
São João del Rey
27/jun
São João del Rey/Stª Cruz de Minas/São Sebastião da Vitória/Caquende/Capela do Saco/Carrancas
28/jun
Carrancas
29/jun
30/jun
Carrancas/Traituba/Cruszília
1/jul
Cruzíla/Baependi/Caxambu/São Lourenço
2/jul
São Lourenço/Pouso Alto/São Sebastião do Rio Verde/Capivari/Itamonte/Itanhandu/Passa Quatro
3/jul
Passa Quatro/Cruzeiro/Cachoeira Paulista/Lorena 4/jul Lorena 5/jul
Lorena/Guaratinguetá/Cunha
6/jul
Cunha/Paraty

4ª ETAPA: Caminho Novo

Concluída no dia 18 de Julho de 2008 com início no dia 8 de Julho do mesmo ano, com apenas 50km pedalados dos 45o km previstos. Isso se deu devido à má sinalização do percurso, somados aos longos trechos em rodovias com tráfego intenso e, como estava nessa aventura pedalando sozinha, por motivo de segurança, optei em fazer essa etapa, na sua quase totalidade, de carro.

7/jul
Paraty/Ouro Preto de carro
8/jul
Ouro Preto/Lavras Novas/Ouro Branco/Conselheiro Lafaiete
9/jul
Conselheiro Lafaiete/Queluzito/Cristiano Otoni/Carandaí/Ressaca/Ressaquinha/Alfredo Vasconcelos/Barbacena 10/jul Barbacena
11/jul
Barbacena/Antônio Carlos/Santos Dumont/Ewbank da Câmara/Juiz de Fora
12/jul
Juiz de Fora/Matias Barbosa/Simão Pereira/Monte Serrat/Paraíba do Sul/Queima Sangue/Inconfidência/Secretário/Pedra do Rio/Itaipava 13/jul Itaipava/Petrópolis
14/jul
20/jul
Niterói/São Paulo

sexta-feira, 18 de julho de 2008

13º dia: 22 de Maio de 2008- Barão de Cocais (MG)/Sabará (MG)

Acordamos cedo e partimos para Cocais. Na estrada tivemos uma feliz surpresa, vimos os nossos amigos ciclistas, os Três Mosqueteiros: Cristiano, Markin e... Aramis (me perdoem, mas é que ainda não lembro o nome do terceiro ciclista que carinhosamente, o apelidei de Aramis, nome de um dos Três Mosqueteiros... rsrsr) que no dia 18 de Maio, chegando em Catas Altas nos conhecemos. Buzinamos para eles e seguimos em frente!
Nesse momento um flash passou na minha mente... recordei
Quando estava em Santiago de Compostela... Lá, acontecia muito dessas de conhecer as pessoas em uma cidade e depois de alguns dias, nos reencontrarmos em outra cidade tendo a sensação de que não estamos sozinhos durante a jornada...
Chegando em Cocais, a cidade estava em festa! Hoje é 5ª Feira Santa, havia tapetes nas ruas para a procissão passar por cima como em Santana de Parnaíba em São Paulo.
Foi quando me lembrei que há exato 1 ano, estava em Santana de Parnaíba junto com o Chiko Lennon para realizarmos o Caminho do Sol que tinha como ponto de Partida Santana de Parnaíba e chegada em Águas de São Pedro com 250 km de precurso...
Ah Chiko! Dessa vez não passei com a bike por cima do tapete!!! Huáááá´kakakakakaka!!!!!
Resolvemos assistir a missa que terminou um pouco mais das 11 h da manhã.
Desse modo, quando comecei o pedal já era tarde, quase 12 h... Mas valeu a pena!
Quando chegamos no totem que indioca a direção, percebi que teríamos que seguir em direção à Barão de Cocais... Se soubéssemos antes, nem teríamos ido até Cocais...
Mas no fundo foi bom uma vez que quando fui pedalando até Barão de Cocais no Caminho dos Diamantes, acabei fazendo pelo asfalto e agora tive a oportunidade em fazê-lo pela estrada de chão!
Tiramos fotos em frente a matriz e... Bóra Bóra para a estrada!
Logo de cara, SUBIDAS INTERMINÁVEIS!!! Com o sol à pino esquentando a cabeça... Para melhorar mais ainda a situação, era um areião só com direito a afundar a roda...
Confesso que hoje não estava com muita paciência... Digamos que já não agüentava mais empurrar bike morro acima... Já estava mesmo de... De quebra, a sinalização nesse caminho estava péssima, quase inexistente!!!
Como estav mais empurrando doq pedalando, o pouco de paciência que me restava foi-se embora!!! Esgotou!!! Foi para o “saco”!!!
Resolvi então “jogar a toalha” e coloquei a bike no carro seguindo em frente sobre 4 rodas...
Num dado momento, encontramos uma turma de bikers fazendo uma trilha. Paramos para conversar com eles. Um deles contou que já havia nos visto na estrada quando no asfalto o Manuel me escoltava...
Eles nos sugeriram que subíssemos até as antenas que estavam ali próximas de nós. Decidimos então ir até lá e gentem!!!! Que visual!!! Valeu muito a pena irmos até lá!!!
Quando estávamos voltando, sugeri para o meu STAFFicando Cansado de Dirigir Carro a pegar a bike e ir no pedal até Barão de Cocais pois era uma descida magnífica para ser desperdiçada dentro do carro!!! Rsrrssrsrsrs
Assim, feliz da vida, Manuel apeou a Filomena (Filomena é o nome da sua bike rsrsrsrsr) e despencou morro abaixo!
Chegando em Barão de Cocais, colocamos a bike de volta no carro e seguimos para Sabará passando antes por Caeté e Morro Vermelho.
Somente depois que chegamos em Caeté que os Totens da Estrada Real resolveram aparecer...
Quando chegamos em Sabará, já estava escuro. Procuramos uma pousada, nos estabelecemos, comemos alguma coisa e fomos dormir... O dia hoje foi bem cansativo...